sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ALUNOS NO INFOCENTRO


A internet já é uma realidade presente em nossa cidade e não podemos desconsiderar que a vinda da UFBA, contribuiu bastante para a busca de conhecimentos.

Enfrentar essa nova realidade significa ter como perspectiva, cidadãos abertos e conscientes, que saibam tomar decisões. Cidadãos que tenham capacidade de aprender a aprender e de utilizar a tecnologia.

O mundo contemporâneo exige de nós, educadores, muito mais do que simplesmente ensinar a ler e escrever. As novas tecnologias, então, tem sido o grande diferencial para as novas propostas de ensino aprendizagem.

Dobraduras Divertidas

Foto dos alunos da 4ª série da Pró Georgiana Passos


Trabalho realizado na sala de aula. Série 4ª série. O origami, arte japonesa das dobraduras em papel, surgiu a quase mil anos no país do Sol Nascente.
É muito divertido observar um simples pedaço de papel, transforma-se numa bonita flor ou num interessante animalzinho, basta dobrar, para começar a fazer lindos modelos, como animais, mascáras, flores, enfeites, etc.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Gelit: GRUPO DE ESTUDO LITERÁRIO

O LEITOR- BERNHARD SCHLINK

Na destroçada Alemanha do final da Segunda Guerra Mundial o adolescente Michael Berg conhece Hanna, uma mulher vinte anos mais velha, com quem inicia um caso amoroso marcado pela descoberta do sexo, e da literatura. Quando a amante desaparece de repente, o jovem passa a acreditar que jamais voltará a revê-la.
No entanto, anos depois os dois se reencontram. Ele como estudante de Direito envolvido em um caso de crimes de guerra. Ela, no banco dos réus, acusada de atrocidades em um campo de concentração nazista. Ao reviver as lembranças da mulher que amou e o desejo de justiça. Michael descobre que a antiga amante parece guardar um segredo que ela considera mais grave que homicíd
Um romance deslumbrante sobre o amor, a vergonha e a piedade; sobre as feridas abertas da Vitória: sobre uma geração de alemães perseguida por um passado que não presenciou, mas sob cuja sombra é obrigada a viver.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RELATO DAS PALAVRAS

Relato das Palavras: iluminismo; iluminista; singulariedade; pluralidade; currículo; comtemporâneo; contemporaniedade.

A discusão coletiva das palavras,a conteceu no dia nove de outubro de dois mil e nove, iniciamos a discusão com algumas pessoas. Discutimos sobre: iluminismo que foi o século das luzes, em que o homem se encorajou para com os meios da razão, tanto para a política como socialmente.
Esse movimento surgiu na França no século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocênrica que dominava a Europa desde a Idade Média.
Segundo os filósofos iluministas, essa forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade, para eles, o homem era naturalmente bom, porém, ia corrompendo com a sociedade, com o passar do tempo, o homem deveria ser o centro e passava a buscar respostas para as questões que, até então eram justificadas somente pela fé.
Os pensamnetos iluministas teorizavam, debatiam e concluiam que somente a partir do uso da razão, os homens atingiriam o progresso político, social, material e econômico.
Uma universidade iluminista busca a democracia da igualdade através da qualidade.
A ideia de singulariedade é que tecnologia de várias áreas que envolvem cada vez mais aceleradamente, se integrando e mudando rapidamente a realidade, ou seja, uma curva de evolução que ultrapassam os limites do próprio gráfico.
Pluralidade deriva de plural e significa quantidade, o fato de não ser única, multiplicidade, diversidade. Assim, podemos dizer que o curso de Pedagogia apresenta pluralidade.
O currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, abordando a prática, vinculando os trabalhos que irão preparar cidadãos para adquirir novos conhecimentos. Cursistas de Pedagogia, estamos participando da construção coletiva do conhecimento (aprender a aprender).
Contemporâneo: A palavra consiste em adjetivo oriundo do advérbio latino modo, que quer dizer agora mesmo Moderno é, portanto, o que tomo por referência o agora, trata-se, em suma do que podemos chamar de agora!
Agora é, por um lado, o contemporâneo ou presente mas, por outro lado, a negação do contemporâneo e presente por exemplo, o possível e a mudança. O contemporâneo ou presente, enquanto positivo e particular, não passa de uma entre inúmeras possibilidades.
Contemporaniedade diz respeito aos tempos recentes dos últimos 20 anos, pode-se considerar a marca destra época o fenômeno da globalização ou da mundialização.

Minha filha querida.


TCHUKA. Você é muito especial! Te amooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mensagem

O amor de Deus supera tudo!
Um De Nós (One of us)
Joan Osborne



Se Deus tivesse um nome, qual seria?
E como seria seu rosto?
Se você encontrasse com ele e toda a sua glória
O que você perguntaria, se você pudesse fazer apenas uma pergunta?

Sim, sim, sim, Deus é maravilhoso
Sim, sim, sim, Deus é bom
Sim, sim, sim, Sim

E se Deus fosse um de nós?
Apenas um desajeitado como nós
Apenas um estranho no ônibus
Tentando voltar para casa?

Se Deus tivesse um rosto
Com o que seria parecido?
E você gostaria de vê-lo
Se vendo significasse que você teria acreditar
Em coisas, assim como, o Céu, Jesus e os santos
E todos os profetas

Sim, sim, sim, Deus é maravilhoso
Sim, sim, sim, Deus é bom
Sim, sim, sim, Sim

E se Deus fosse um de nós?
Apenas um desajeitado como nós
Apenas um estranho no ônibus
Tentando voltar para casa?

Apenas tentando do seu jeito voltar para casa
Voltar para o céu sozinho
Ninguém chamando-o ao telefone
Exceto pelo Papa, talvez em Roma.

Sim, sim, sim, Deus é maravilhoso
Sim, sim, sim, Deus é bom
Sim, sim, sim, Sim

E se Deus fosse um de nós?
Apenas um desajeitado como nós
Apenas um estranho no ônibus
Tentando voltar para casa?
Como um Holly Rolling Stone

Voltar para o céu sozinho
Apenas tentando do seu jeito voltar para casa
Ninguém chamando-o ao telefone
Exceto pelo Papa, talvez em Roma.

domingo, 4 de outubro de 2009

TRABALHO INFANTIL

TRABALHO INFANTIL

Trabalho infantil gera lucro pra quem explora, pobreza pra quem é explorado, faz parte da cultura econômica brasileira e está diretamente ligado ao trabalho escravo. A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil? Incomoda aos que se incomodam com a luta contra o trabalho escravo. Incomoda aos que se incomodam com a luta contra o trabalho degradante. O combate ao trabalho infantil incomoda a quem lucra com o trabalho infantil, a quem lucra com o trabalho escravo e a quem lucra com o trabalho degradante.
A quem incomoda a dignidade humana; a quem incomoda a beleza, a resistência, a sensualidade, a honestidade, a capacidade de organização do pobre; a quem incomoda a imagem bonita dos menos favorecidos? A quem incomoda a denúncia das injustiças da pobreza? Incomoda aos ricos e incomoda a uma parcela da classe média. Pra existir um rico quantos pobres tem que existir? Me perguntou um dia um carvoeiro, cansado de trabalhar, desde criança.
Ataliba dos Santos estava cansado de não assinar a carteira, não estudar, cansado de nãos... E cansado de não ter respostas. Enquanto fotografava pensava a quem interessa o desequilíbrio social? No Brasil, o trabalho infantil não é conseqüência da pobreza, mas sim instrumento financiador dela. Empregar crianças significa lucro fácil. A exploração infantil gera o desemprego dos pais, trabalho escravo, crianças doentes, subnutridas, morando em precárias condições, prejudicadas na sua capacidade intelectual e no seu direito à educação, lesadas no seu direito ao lazer, ao carinho, à alegria; sem infância.
“A gente custa muito pra entender que nasceu pra ser peixe de engordar gato que engorda rico e, em casa, a gente fabrica com todo amor os próximos peixinhos. Pra fugir disso, botei todo mundo pra estudar, mas sinto um aperto no peito porque sei que o ensino é muito ruim. Filho de pobre, mesmo depois de estudar um, dois, quatro anos, continua analfabeto. “As palavras de José dos Santos, carvoeiro na região do serrado, em minas Gerais expressão a luta para mudar uma realidade.
José dos Santos está tentando romper uma corrente perversa que alimenta uma cadeia de trabalho degradante nas carvoarias brasileiras, assim como nos sisais, nas fazendas, nos canaviais, nas pedreiras e em vários setores do segmento rural que alimentam indústrias urbanas. O trabalhador que vive em trabalho degradante ou análogo a escravo, é, na sua imensa maioria, analfabeto, e foi explorado como trabalhador infantil. Aconteceu assim com seus pais e seus avós. O caminho normal é acontecer com os filhos e netos.
Infelizmente, ainda não existe no Brasil uma política social que faça a associação entre trabalho infantil e trabalho degradante, análogo a escravo ou escravo, de forma a romper esse círculo. A realidade é que o trabalhador escravo de hoje foi o trabalhador infantil de ontem. A realidade do trabalho nas carvoarias brasileiras merece uma análise diferenciada. Muitas vezes o trabalho não é considerado trabalho escravo, outras vezes sim.
Porém, sempre é um trabalho extremamente pesado e quase sempre, mesmo em casos de carteira assinada, um trabalho degradante. Acaba com a saúde do trabalhador. Muitas vezes, olhar uma carvoaria em pleno vapor é, do ponto de vista humanitário, algo inaceitável.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SEMANA DA CRIANÇA


ESCOLA CONSTANTINA
PLANEJAMENTO - SEMANA DA CRIANÇA
SEGUNDA-FEIRA 05/10
1º MOMENTO- Sequência de atividades sobe os Temas abaixo.
2º Momento-Palestra sobre " Os direitos da Criança e do adolescente".

TERÇA-FEIRA 06/10
1º Momento- Sequência de atividades sobre os TEMAS' abaixo.
2º Momento- Futebol ( Quadra da Praça Da Delegacia).

QUARTA-FEIRA 06/10
1ºMimento- Sequência de atividades sobre os TEMAS' abaixo.
2ºMomento- piquenique
Manhã (Linda e Gildete).
Karaokê

QUINTA-FEIRA 07/10

1º Momento- Sequência de atividades sobre os TEMAS' abaixo.
2º Momento- piqenique
Manhã ( Jana e Taty).
Karaokê

SEXTA-FEIRA 08/10
1º momento
* Atividades culturais
* Apresentações dos alunos.

* Mini gincana
corrida de saco;
corrida de ovo;
dança da laranja;
estoura bexigas;
dança das cadeiras;
bala na bacia;
2º Momento- Lanche

Observação: Conteúdos a serem trabalhados na sequência didática para a semana da criança

* Resgate das brincadeiras ontem x hoje.
* Músicas
*Poesias
* Direitos e deveres da criança e do adolescente
*Trabalho infantil
*Prostituição infantil

As turmas preparão as seguintes apresentações:
& Pré I e II- Música
*1º Ano- Cantiga de roda
&2º Ano A e B- Dança
& 3º Ano- Poesia
&4º Ano-Rap cantado
& 5º Ano- Dramatização