segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RELATO DAS PALAVRAS

Relato das Palavras: iluminismo; iluminista; singulariedade; pluralidade; currículo; comtemporâneo; contemporaniedade.

A discusão coletiva das palavras,a conteceu no dia nove de outubro de dois mil e nove, iniciamos a discusão com algumas pessoas. Discutimos sobre: iluminismo que foi o século das luzes, em que o homem se encorajou para com os meios da razão, tanto para a política como socialmente.
Esse movimento surgiu na França no século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocênrica que dominava a Europa desde a Idade Média.
Segundo os filósofos iluministas, essa forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade, para eles, o homem era naturalmente bom, porém, ia corrompendo com a sociedade, com o passar do tempo, o homem deveria ser o centro e passava a buscar respostas para as questões que, até então eram justificadas somente pela fé.
Os pensamnetos iluministas teorizavam, debatiam e concluiam que somente a partir do uso da razão, os homens atingiriam o progresso político, social, material e econômico.
Uma universidade iluminista busca a democracia da igualdade através da qualidade.
A ideia de singulariedade é que tecnologia de várias áreas que envolvem cada vez mais aceleradamente, se integrando e mudando rapidamente a realidade, ou seja, uma curva de evolução que ultrapassam os limites do próprio gráfico.
Pluralidade deriva de plural e significa quantidade, o fato de não ser única, multiplicidade, diversidade. Assim, podemos dizer que o curso de Pedagogia apresenta pluralidade.
O currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, abordando a prática, vinculando os trabalhos que irão preparar cidadãos para adquirir novos conhecimentos. Cursistas de Pedagogia, estamos participando da construção coletiva do conhecimento (aprender a aprender).
Contemporâneo: A palavra consiste em adjetivo oriundo do advérbio latino modo, que quer dizer agora mesmo Moderno é, portanto, o que tomo por referência o agora, trata-se, em suma do que podemos chamar de agora!
Agora é, por um lado, o contemporâneo ou presente mas, por outro lado, a negação do contemporâneo e presente por exemplo, o possível e a mudança. O contemporâneo ou presente, enquanto positivo e particular, não passa de uma entre inúmeras possibilidades.
Contemporaniedade diz respeito aos tempos recentes dos últimos 20 anos, pode-se considerar a marca destra época o fenômeno da globalização ou da mundialização.

2 comentários:

Sule disse...

Parabéns! A ideia é justamente essa! Socializar suas descobertas, sua produção e seu movimento no curso...

bjos

Jana Passos disse...

Valeu! Obrigada. beijos...........