segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Trabalho solicitado pela professora Lica na Atividade de Alfabetização

Receita de Alfabetização com Letramento

Ingredientes:

Alunos de 06 anos.

Sala arrumada para receber os alunos. Algumas sugestões: cartazes, faixa de boas vindas, cantinho da leitura, alfabeto e outros...

Textos variados.

Diagnóstico dos níveis de leitura e escrita.

Músicas.

Jogos e brincadeiras.

Como preparar:

Pegue os alunos de seis anos, coloque-a numa sala de aula onde existem muitas coisas escritas para olhar e examinar. Sirvam textos, parlendas, poesias e rimas desenvolvendo no aluno a criatividade e a imaginação poética.

Estimulando a escrita através de listagens (nomes dos alunos, objetos, frutas etc.), trava-línguas, adivinhações, cruzadinhas, diagnóstico e outros.

Explorar o alfabeto, levar os alunos a perceber as várias combinações das letras. Elas são instrumentos indispensáveis de registro de tudo o que se pensa e que se quer escrever, bem como de tudo o que se pode ler.

Enfim, tudo que possa servir para garantir que o primeiro tijolo da grande construção da cidadania fique bem assentado.

Para alfabetizar os alunos é preciso explorar a língua escrita, como para falar é preciso focar bastante a língua oral.

Os alunos, ao pensar sobre a escrita, constroem uma série de concepções sobre o que ela representa.

Sejam criativos, levem os alunos a pensar, refletir e relacionar através de atividades que favoreçam a investigação social e individual, respeitando suas diferenças individuais, o seu ritmo de desenvolvimento e o seu interesse. Dando-lhe oportunidade de dizer o que pensam e sabem.

Para aprender a ler, portanto, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos (jornais, anúncios, propagandas, revistas, gibis, rótulos. etc).

De certa forma é agir como se o aluno soubesse aquilo que deve aprender.

Levar os alunos a lerem quadrinhos, adivinhas,trava-línguas, parlendas, provocará nos alunos o desejo de ler. Trabalhar com as rimas facilitará som-letra. São atividades para os alunos escreverem brincando.

Organizar turmas em uma roda e fazer a leitura em voz alta de diferentes tipos de textos (contos, poemas, notícias, historinhas infantis, etc).

Individualmente ou em dupla a professora pede que os alunos encontrem palavras em listas trabalhadas.

Trabalhar com letras de músicas infantis. Desafiando os alunos a escolherem letras e formarem as palavras necessárias para compor o texto com a ajuda do parceiro.

O professor deverá distribuir o crachá de cada criança com o seu nome para que ela perceba as letras que o compõem. Distribuir revistas, jornais para os alunos recortarem palavras ou letras.

Dar muitas atividades como jogos da memória. Bingo, dominó, jogos com dados, caçadas de letras, boliche com letras, caixa surpresa, brincando de telefone sem fio, tesouro de palavras, pescaria de palavras e outros.

Para a receita ficar apetitosa, o bom caminho é inundar esses alunos com aquilo que eles não têm em suas casas, livros, revistas, jornais, livros de receitas, gibis e outros construindo o cantinho da leitura.

Bom Apetite!

Georgiana Silva Passos

Um comentário:

Sule disse...

Jana! Vc etsa de parabéns! Fiquei muito feliz em ver seu avanço nos três espaços! Aqui no blog ficou muito legal!

Conseguiu se apropriar, trazer não so coisas do seu interesse, pois esse espaço é também de pertencimento, quanto socializar o que a Professora Georgiana esta construindo e produzindo através de sua formação no curso de Pedagogia!!!

O caminho é esse menina!!1 Parabéns, árabéns, e parabéns..

Bjinhos
Sule