sexta-feira, 14 de maio de 2010

FÁBULA; A CIGARRA E A FORMIGA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA

FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA

O primeiro questionamento feito aos alunos foi sobre fábula: perguntamos se eles lembravam e sabiam o que é uma fábula?
A maioria respondeu que era uma história em que os personagens eram animais. Alguns ressaltaram que os animais falavam e outros lembraram que a fábula possuem ensinamentos (moral).
Passamos um pequeno conceito de fábula e em seguida perguntamos:
_ Quais as fábulas que eles lembravam. Citaram várias, mas falei que iriamos trabalhar com a fábula: A cigarra e a formiga. Fizemos a leitura compartilhada no retroprojetor, quadro e mimeografada em seguida individual. Depois de lido muitos disseram que a cigarra se ferrou por não trabalhar, só cantar e divertir enquanto as formigas estavam preocupadas em guardar seus alimentos para o inverno. Falamos sobre os valores que estavam presentes no texto como: amizade, cooperação, etc. Se eles utilizavam estes valores no seu dia a dia. A turma ficou dividida entre dar razão para a formiga ou para a cigarra. Muitos alunos acharam que a cigarra merecia este castigo por não ter feito nada o tempo todo. E na vida real é assim que deve acontecer? Eles justificaram, dizendo que devemos dar uma segunda oportunidade para as pessoas. E não precisa parar de ter diversão, precisamos dos dois (trabalho e laser).
Os alunos leram o texto para responder as questões de interpretação, embasados em tudo o que aconteceu e tínhamos discutido na aula. O segundo texto foi entregue de forma diferente (fatiado) para eles montassem, fazendo a leitura do texto.
Em outro momento fizemos a reescrita do texto do jeito que eles sabem e lembravam do conto da fábula. Discutimos um pouco sobre o texto, alguns alunos comentaram sobre gostar ou não do trabalho.
Desenvolvemos outras atividades: cruzadinha, caça-palavras, formar frases com as palavras tiradas da fábula, utilizamos alfabeto-móvel para formar palavras, pintura da cigarra e da formiga, vídeo (Vida de insetos), leituras e intervenções, etc.
No decorrer das aulas observamos que a participação dos alunos sobre o conteúdo trabalhado aconteceu com êxito e dedicação nas tarefas, demonstrando interesse envolvendo todos na aula.
No geral as atividades atingiu os objetivos, os alunos realizaram as atividades sem apresentar muitas dificuldades e obtiveram pontos de vista diferentes sobre a fábula.

Nenhum comentário: