Trabalho solicitado pela professora Marcea Sales.
Seqüência Didática
Objetivo geral:
Favorecer a apropriação da estrutura textual em questão, logo o reconhecimento da sua função social, a partir da produção de textos.
Justificativa:
A leitura é importante para a vida e para a formação intelectual dos indivíduos de nossa sociedade. Portanto, tomando como ponto de partida o desenvolvimento da leitura e escrita dos nossos educandos, detectamos que boa parte deles precisa alcançar a base alfabética e despertar o hábito de leitura. Observamos ainda a dificuldade que eles têm em produzir textos coerentes.
Acreditamos envolvê-los no contexto de leitura e escrita possibilitando-os a conhecer outras versões de fábulas apresentada. Além disso, a escolha da fábula “A cigarra e a formiga”, por ser conhecida, permitem os adultos identificar personagens e vivenciá-las, possibilitando ir além da imaginação, transformando-os assim em leitores e escritores.
O que o professor precisa garantir:
Estimular a participação dos alunos;
Assegurar leitura como leitura permanente;
Conhecer a versão da fábula;
Promover momentos de reescrita da fábula;
Reconhecer o potencial de cada aluno;
Garantir as intervenções, facilitando a participação do aluno de maneira que possam expressar o seu ponto de vista.
Aprendizagens esperadas:
Gostar de ler e ouvir histórias;
Contar o que leu;
Recontar a fábula lida garantindo a ordem dos fatores da fábula original;
Reconhecer as diferentes versões da fábula;
Desenvolver atividade em grupo respeitando os colegas;
Organizar texto fatiado;
Revisão do texto;
Aprender a resumir seus próprios textos;
Utilização do alfabeto móvel para construir palavras
Etapas das Seqüências didáticas:
Apresentação da seqüência didática, dizer aos alunos que vamos trabalhar com a fábula: A cigarra e a formiga, questionar os alunos, vocês já conhece alguma fábula? Quais? Conte-nos uma fábula que vocês já leram (registrar no quadro a fala dos alunos).
Apresentar a fábula que será trabalhada na seqüência. Já ouviram falar sobre esse tipo de texto?Onde? Com amigos, família, na escola?
Gostam desse tipo de texto? O que trás esse tipo de texto? A pró mostra a fábula a ser trabalhada, fazendo a leitura coletivo pelos alunos no (retroprojetor).
Fazer antecipação, ler o texto, levantar questões acerca do mesmo:
De que se trata?
O que se você acha que aconteceu?
Onde será que ocorreu o fato?
Vocês sabiam que este tipo de texto traz um ensinamento (moral)?
Esse ensinamento serviu para você em quê?
Segundo dia:
Escrita coletiva da fábula, onde o professor será o escriba; (papel metro);
Montar o texto fatiado com os alunos em dupla;
Ditado circulado das palavras na fábula, logo após pedir que os alunos formem as mesmas palavras com alfabeto móvel.
Avaliação
Utilizar a leitura para alcançar diferentes objetivos:
Ler para escrever, ler para revisar. Que os alunos sejam capazes de ajustar a leitura e a escrita utilizando os procedimentos adequados a cada situação.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário