sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho solicitado pela professora Luiza Seixas.

Educação e a escola

A escola vem sendo definida como espaço de construção, aprendizagem, crescimento do eu, enquanto profissional da educação como também uma porta aberta à oportunidades de contribuir para a formação de cidadãos (as) críticos (as) e autônomos (as).
A escola de hoje precisa encontrar caminhos no plural, mas sem esquecer de suas singularidades, valorizando o espaço comunitário em seu entorno; reconhecendo-se como instituição privilegiada para a mudança da ordem social imposta. É preciso ocupar espaços, ampliar ações e, principalmente, reconhecer que crianças e adolescentes brasileiros precisam sonhar, ter utopias, caminham no sentido de acreditarem em si mesmas e nos seus potenciais.
A escola vem perdendo o seu espaço com os avanços tecnológicos para a realidade da educação em sala de aula.
Vale ressaltar que, diante das decadências citadas a unidade escolar, ainda pode ser definida como um dos maiores meios de interagir o sujeito com o meio social.
Apesar de ter tal definição a escola não é, um único lugar em que acontece a educação. Também, pode não ser o melhor lugar para oferecer o ensino. Pois, existem outros espaços que vêm ofertando a educação como: as organizações religiosas, os centros culturais, as organizações não governamentais, associações comunitárias, o convívio familiar, etc.
A UFBA é algo novo, revolucionário, que vem trazer uma contribuição do mundo tecnológico para que os jovens, adolescentes, adultos possam enfrentar os desafios do mundo atual


Grupo:

Andréia Queiroz
Eliene Alves da Silva
Georgiana Silva Passos
Gilvânia da Silva Santos
Gildete GuimarãesTarsiana Sacramento

Nenhum comentário: